EDITORIAL

Toda mostra de arte busca sua própria vocação. Trata-se de um processo longo e árduo, que, em uma metrópole como São Paulo, torna-se ainda mais complexo. Afinal, para reter e exibir o grande acervo artístico existente, há uma série de fatores a serem superados: a inadequação de espaços físicos, a dificuldade no acesso às coleções particulares, as oscilações econômicas, dentre outros.

Ao atingir duas décadas de existência e reinventar-se ano a ano para apresentar ao seu público um recorte fiel e abrangente do mercado da arte no Brasil e na América Latina, o Salão de Arte pode orgulhar-se de ter encontrado a sua vocação. E mais: de ter aprendido a cultivá-la.

Para isso, foi preciso dedicação irrestrita desde o primeiro momento. Um trabalho ímpar e persistente, iniciado pela saudosa Ariane Juliani - com quem tive o privilégio de atuar - e que pude consolidar, graças ao valoroso trabalho de minha equipe e, claro, dos antiquários, marchands e designers de joias que estão conosco. Profissionais de competência indiscutível, que acreditaram nesta ideia e até hoje não medem esforços para abrilhantá-la.

Assim, tradicionalmente no mês de agosto, o Salão de Arte tem se notabilizado por mapear a produção contemporânea, apresentar raridades clássicas e modernas – muitas delas há muito tempo longe das paredes de museus e galerias – e “garimpar” peças únicas e arrebatadoras.

Também demonstra seu compromisso com a formação de público para as artes visuais, compartilhando conhecimento ao realizar visitas monitoradas, lançamentos editoriais e magníficos trabalhos curatoriais.
E, por fim, caminha a passos largos no campo da solidariedade, firmando parcerias muito recompensadoras para entidades como a AACD, o Hospital do Coração e, mais recentemente, a ACTC.
Como se vê, as conquistas são muitas. Assim como os desafios que virão.

A começar por esta edição comemorativa, que contempla em seu acervo a essência de um evento já consolidado no calendário cultural da cidade, mas também não abre mão de cortejar novos artistas e suas inquietantes manifestações.

Aliada ao ambiente agradável, seguro e cuidadosamente planejado no Clube A Hebraica e à prazerosa troca de experiências entre expositores e público, esta “coexistência” artística é matéria-prima fundamental para que possamos seguir em frente, atendendo às expectativas de todos os envolvidos nesta trajetória de sucesso.

Sejam bem-vindos aos 20 anos do Salão de Arte!
A celebração é nossa!


Vera Lucia Chaccur Chadad

 

Making off 2012

Salão de Arte é uma Marca Registrada de AVEC Eventos e Promoções - Todos os direitos reservados - Fone: 11 3081.8343